Ivane Domingues

14375374_1075411925847269_43778281_o.jpg Ivane Domingues, 24 anos, natural de Versailles, licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. A par da licenciatura desempenhou diversas funções em associações académicas, tais como AEFCSH, CPRI e NOVA Debate. Beneficiou do programa Erasmus em Lyon e fez voluntariado em várias associações, incluindo Refood, ADAS e “O nosso KM2.” Após a licenciatura, ingressou no mestrado de Guerra de Informação na Academia Militar,  estagiou na Global Risk Awareness, empresa no sector de recolha de informações no ciberespaço, e estagiou no Consulado de Portugal em Genebra, onde presta neste momento apoio consular à comunidade portuguesa.

Participou nas atividades da NOVA Debate desde a sua fundação até 2016. Presidiu à ND no ano lectivo de 2014/15 e lá promoveu debates, conferências, mesas redondas, formações e torneios, marcando também presença em múltiplos torneios nacionais como debater, membro da organização e júri.

 

Testemunho:
“No início do ano lectivo de 2011 um aluno da Faculdade de Economia dirigiu-se à AE da FCSH para pedir ajuda na divulgação de um recém-criado clube de debates. Por coincidência, fui eu que tive a oportunidade de o acolher. Abracei de imediato o projecto e contribuí para o seu desenvolvimento durante 5 anos.

O debate permitiu-me melhorar a capacidade de elaborar, estruturar e transmitir ideias a qualquer tipo de audiência. Ser capaz de transmitir uma ideia no menor tempo e o mais claramente possível é uma vantagem, porventura intangível, que se manifesta em todas as ocasiões em que te expressas, seja por que meio for. Também a reflexão de temas, por vezes abstractos, absurdos ou aparentemente inócuos, permitiu desenvolver uma percepção diferente das questões que absorvem o nosso dia-a-dia.

No decurso das centenas, talvez milhares, de debates que tive com centenas de pessoas, de Norte a Sul do país, abordei os mais diversos temas assumindo posições afectas ou avessas às minhas ideias, o que me permitiu encarar questões numa perspectiva completamente distinta àquela que quotidianamente assumiria e desenvolver uma tolerância e compreensão acrescidas às visões díspares que definem a actual sociedade.

Além da dimensão pessoal, na Nova Debate tive também a oportunidade de organizar vários eventos (debates, conferências, convívios e torneios) à escala local, para os alunos da Universidade, nacional e mesmo internacional, desenvolvendo diversas competências de comunicação e organização.

Tenho um enorme orgulho em ter feito parte da Nova Debate, foi sem dúvida a experiência mais enriquecedora  que tive durante a Universidade.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s